PERGUNTAS E RESPOSTAS

Qual é o problema?

Um desvio de qualidade em uma peça do motor, produzida por fabricante externo, pode prejudicar o funcionamento do inalador, que passa a produzir barulho excessivo, apresentar coloração escura no tubo de saída de ar ou liberar resíduos de elementos químicos.

De acordo com testes laboratoriais, estes resíduos podem eventualmente gerar efeitos adversos aos usuários como irritação nos olhos e nariz, problemas respiratórios, cardiovasculares e/ou gastrointestinais. Mais detalhes disponíveis aqui.

Que produtos são afetados?

Três modelos de inaladores compressores – Inala Pop (NE-C704), Inala Kids (NE-C703) e Inalar (NE-C701) dos lotes 307956 a 324163, fabricados entre 21.4.2022 e 5.8.2022. Confira aqui a lista completa dos lotes.

Qual é a recomendação para os usuários?

A Omron orienta a suspensão imediata do uso dos aparelhos Inala Pop (NE-C704), Inala Kids (NE-C703) e Inalar (NE-C701) em que o desvio de qualidade foi detectado e que sejam pertencentes aos lotes 307956 a 324163, fabricados entre 21.4.2022 e 5.8.2022. Confira aqui a lista completa dos lotes.

Consumidores devem entrar em contato pelo e-mail sac@omronbrasil.com ou pelo telefone 0800-7716907, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h.

USUÁRIOS

Como sei se o meu inalador é afetado?

O problema está relacionado a determinados lotes de três tipos de inaladores compressores, é necessário conferir se o seu faz parte dos produtos afetados. São eles: Inala Pop (NE-C704), Inala Kids (NE-C703) e Inalar (NE-C701) dos lotes 307956 a 324163, fabricados entre 21.4.2022 e 5.8.2022. Confira aqui a lista completa dos lotes.

Inala Pop Inala Pop NE-C704 Reg. ANVISA 81952070007
Inala Kids Inala Kids NE-C703 Reg. ANVISA 81952070004
Inalar Inalar NE-C701 Reg. ANVISA 81952070007

Se o meu inalador está nos lotes afetados, o que devo fazer?

Os consumidores que possuírem unidades dos lotes afetados devem suspender o uso e contatar a OMRON pelo e-mail sac@omronbrasil.com e pelo telefone 0800-7716907, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para a troca das unidades afetadas. O início do recolhimento ocorrerá imediatamente. Este chamamento não representa qualquer custo ao consumidor.

Tenho um equipamento com a mesma numeração de lote afetado, mas com a letra R no final. Devo devolver?

Não. Estes equipamentos não constam na lista de lotes contempladas por esta campanha de recall. A lista completa dos lotes afetados encontra-se aqui.

Qual é o problema de segurança com o produto?

Um desvio de qualidade em uma peça do motor, produzida por fabricante externo, pode prejudicar o funcionamento do inalador, que passa a produzir barulho excessivo, apresentar coloração escura no tubo de saída de ar ou liberar resíduos de elementos químicos.

De acordo com testes laboratoriais, estes resíduos podem eventualmente gerar efeitos adversos aos usuários como irritação nos olhos e nariz, problemas respiratórios, cardiovasculares e/ou gastrointestinais.

Devo parar de usar meu inalador?

Se o seu inalador for de um dos modelos e lotes afetados, suspenda imediatamente o uso e entre em contato pelo e-mail sac@omronbrasil.com ou pelo telefone 0800-7716907, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h para saber como proceder.

O que acontece depois que eu identificar que tenho o inalador afetado? O que faço com meu dispositivo?

Entre em contato com a Omron pelo e-mail sac@omronbrasil.com ou pelo telefone 0800-7716907, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h para obter as informações.

Quanto tempo terei de esperar para receber a substituição do meu produto?

Em um prazo de até 7 dias, o produto chegará no endereço informado. Este prazo pode ser alterado de acordo com a região.

O inalador de reposição que eu recebi tem o mesmo nome do produto que devolvi. Este dispositivo também é afetado pelo recall?

Não. O desvio de qualidade foi verificado em uma parcela de produtos do total produzido entre 21.4.2022 e 5.8.2022. Confira aqui a lista completa dos lotes.

Os aparelhos enviados em substituição estão fora dos lotes afetados, sem qualquer desvio de qualidade.

Posso confiar no novo inalador que vou receber?

Sim, os demais produtos da marca não possuem nenhum desvio de qualidade. Há 89 anos no mercado, somos reconhecidos globalmente pela qualidade, inovação e tecnologia de ponta utilizada em nossos produtos. A Omron é a marca mais indicada pelos médicos e seguirá aprimorando os seus rígidos controles de qualidade e segurança, sempre visando o bem-estar de seus clientes.

DISTRIBUIDORES

Qual é a causa do problema?

Um desvio de qualidade em uma peça do motor, produzida por fabricante externo, pode prejudicar o funcionamento do inalador, que passa a produzir barulho excessivo, apresentar coloração escura no tubo de saída de ar ou liberar resíduos de elementos químicos.

De acordo com testes laboratoriais, estes resíduos podem eventualmente gerar efeitos adversos aos usuários como irritação nos olhos e nariz, problemas respiratórios, cardiovasculares e/ou gastrointestinais. Mais detalhes disponíveis aqui.

Quanto tempo demorará a resolução do problema?

A empresa estima o prazo de 24 meses para o recolhimento dos produtos objeto da campanha de recall. Os inaladores afetados pelo desvio de qualidade serão reparados ou substituídos por aparelhos novos, sem custo para os consumidores e distribuidores.

Continuam a aceitar novas encomendas de inaladores?

A Omron segue aceitando encomendas dos sete modelos de inaladores que produz: quatro compressores e um ultrassônico, feitos no Brasil, em Jundiaí/SP. Os outros dois são produzidos fora do Brasil, mas registrados e comercializados no País, um compressor e um de malha vibratória.

Como orientar consumidores que compraram inaladores dos lotes afetados?

Consumidores que possuem aparelhos dos modelos e lotes afetado devem entrar em contato pelo e-mail sac@omronbrasil.com ou pelo telefone 0800-7716907, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h informar que tem o inalador de um dos modelos e lotes afetados e solicitar a troca dos aparelhos. A ação não apresenta qualquer custo ao consumidor.

Já os distribuidores devem entrar em contato com o responsável comercial de sua região para devolução e troca dos produtos.

Quando será concluída a campanha de recall?

A empresa estima o prazo de 24 meses para o recolhimento dos produtos objeto da campanha.

PARA MÉDICOS

Qual é o problema de segurança com o dispositivo?

Um desvio de qualidade em uma peça do motor, produzida por fabricante externo, pode prejudicar o funcionamento do inalador, que passa a produzir barulho excessivo, apresentar coloração escura no tubo de saída de ar ou liberar resíduos de elementos químicos.

Qual é o risco para os pacientes?

De acordo com testes laboratoriais, estes resíduos de elementos químicos (i.e. Magnésio, Cobalto, Bário, Arsênio e Estrôncio) que podem ser liberados durante o funcionamento do inalador com desvio de qualidade podem eventualmente gerar efeitos adversos à saúde como irritação nos olhos e nariz, problemas respiratórios, cardiovasculares e/ou gastrointestinais. Mais detalhes disponíveis aqui.

O que vai ser feito para resolver o problema?

A Omron trocará todos os aparelhos afetados.

Existem passos que os clientes, pacientes, e/ou usuários devem seguir relativamente a este problema?

Caso possua um inalador de um dos modelos e lotes afetados, o paciente deve suspender imediatamente o uso e entrar em contato pelo e-mail sac@omronbrasil.com ou pelo telefone 0800-7716907, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h, informar que tem o inalador de um dos modelos e lotes afetados e solicitar a troca dos aparelhos. A ação não apresenta qualquer custo ao consumidor.

IMPRENSA

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