RISCOS E IMPLICAÇÕES

Comprometida com a saúde e a segurança de seus clientes, a OMRON HEALTHCARE BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS MÉDICOS LTDA. informa que a desconformidade encontrada nos modelos de inaladores compressores INALAPOP, INALAKIDS e INALAR, dos lotes 307956 a 324163, fabricados entre 21.4.2022 e 5.8.2022, pode prejudicar o funcionamento do aparelho, que passa a produzir barulho excessivo, apresentar coloração escura no tubo de saída de ar ou liberar resíduos de elementos químicos que podem eventualmente causar efeitos adversos à saúde conforme detalhamento a seguir:

Considerando os dados reportados da SGS (laboratório externo), para a maioria dos elementos avaliados não há risco associado em exposição de curta duração – período de exposição de 15 minutos.

Com relação aos elementos Magnésio, Cobalto, Bário, Arsênio e Estrôncio há possível risco de efeitos adversos associados, em exposição de curta duração. Cabe salientar que para alguns desses cinco, há alto perigo associado, entretanto sem limite derivado definido pela agência regulatória.

A exposição ao Magnésio pode irritar os olhos e o nariz e causar uma doença semelhante à gripe com sintomas de gosto metálico na boca, dor de cabeça, febre e calafrios, dores, aperto no peito e tosse. Quando absorvido pela inalação, alcança corrente sanguínea, e a hipermagnesemia pode induzir vermelhidão da pele, náuseas ou vômitos e fraqueza muscular.

Na exposição por inalação ao Cobalto, o alvo primário da exposição é o trato respiratório, e os efeitos incluem diminuição da função pulmonar, asma, doença pulmonar intersticial, e dispneia.

Os efeitos da inalação de Bário incluem lesões pulmonares e broncoconstrição. A taxa e a extensão da absorção de bário do trato respiratório dependem do nível de exposição, quanto de bário atinge os espaços alveolares. Após alcançar corrente sanguínea, exposição ao Bário pode causar problemas cardiovasculares, gastrointestinais, além de hipocalemia (uma redução nos níveis de potássio no sangue) que pode resultar em taquicardia ventricular, hipertensão e/ou hipotensão, fraqueza muscular, tremores e convulsões.

A exposição ao Estrôncio pode irritar o nariz, a garganta e os pulmões. Pode causar perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. Taquicardia também pode ocorrer após inalação de Estrôncio.

Dificuldade respiratória e edema pulmonar podem estar associados à inalação de Arsênio. Como efeito local, a exposição ao Arsênio pode causar pigmentação cutânea irregular, pequenas ceratoses focais e outras lesões cutâneas.